quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Avenida Arapongas fica Rosa


Autoridades Políticas e Empresas fizeram carreata na Avenida para comemorar o Outubro Rosa

Elaine Gonçalves

Outubro é um mês voltado especialmente para o combate ao câncer de mama, seja nas Unidades Básicas de Saúde, com trabalho de prevenção, palestras, ou dentro das Especialidades, com pedidos de mamografias e exames, encaminhamentos.
Em Arapongas, além de palestras e outras atividades, foi realizado na manha de ontem(18), uma caminhada na Avenida Arapongas.Autoridades políticas e várias empresas “vestiram a camisa” e participaram da carreata
Desde o começo do mês, várias empresas aderiram a campanha e algumas chegaram até pintar uma parte da empresa para ajudar na conscientização.
O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
A  meta é conscientizar todas as mulheres, a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia por ano para o exame de mamografia.A cor identifica o compromisso em promover, apoiar e integrar esforços pela identificação precoce da doença.
A iniciativa do Outubro Rosa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na
Itália, e o Arco do Triunfo, na França.
O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, e tem como slogan “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”.
Nas unidades de saúde da rede municipal é possível fazer o agendamento grátis e sem fila de espera da mamografia – o exame radiológico capaz deidentificar a presença de nódulos nas mamas.
No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário